Humanizar o território

 

 

 

 

A Larus dedica-se ao desenvolvimento de mobiliário urbano, suportando a sua atividade na investigação em Design que dá suporte à comunicação, ao desenvolvimento de novos produtos e à filosofia da sua gestão estratégica.

A diversidade e qualidade de projeto permitem à Larus afirmar-se em regiões do mundo onde se tem prestigiado, através de elevadas distinções que a reconhecem como uma das maiores referências na área do mobiliário urbano. A Larus providencia soluções globais abordando as necessidades locais, respeitando a cultura, história e identidade.

 

 

 

HISTÓRIA

Em 1988 a Larus iniciou a sua atividade, recuperando a arquitetura e o ambiente envolvente de uma antiga escola rural. 
O recurso ao Design permitiu-lhe criar valor investigando e desenvolvendo novos produtos. A Larus constituiu-se como um laboratório para a inovação do desenho de artefactos, dispositivos e serviços de mediação cultural, desenvolvidos em coerência com os valores da sua marca fundados na ecologia e na liberdade. O Design influenciou a organização, dando suporte à filosofia da gestão estratégica, alicerçada na sustentabilidade ambiental, económica, cultural e social.
À produção de quiosques e esplanadas seguiram-se outros equipamentos urbanos que progressivamente disseminaram a marca, sobretudo depois de fornecer o Sistema de Sinalética da Expo'98.
Em 2001 a Larus transferiu-se para uma nova área de 2,5 hectares, prevenindo o futuro crescimento fabril com a criação de um edifício com espaço expositivo, museu e auditório.

CULTURA

A cultura da marca alicerça-se em valores de sustentabilidade e conservação da natureza, presentes no ritual que celebra com os projetistas externos, convidando-os a plantar uma árvore na envolvente do edifício.

Designers e arquitetos externos desenvolvem soluções adequadas aos seus projetos. A estreita relação da empresa com os autores é fortalecida pelo respeito pela autoria e pelo projeto.
 

MISSÃO & VALORES 

A filosofia da Larus manifesta-se na sua imagem, na relação tranquila e informal entre colaboradores e com os clientes, na preocupação com a melhoria do negócio do cliente e desenvolvendo afetividades com a empresa. Paralelamente à sua competência nos domínios da gestão, a responsabilidade que rodeia a orientação da Larus exige-lhe um sólido sentido de compreensão e de solidariedade humana. 
O Design auxilia interdisciplinarmente a desenvolver novos produtos, associando-os à sua estratégia, cultura - o conjunto de valores e princípios que inspira e influencia os seus colaboradores nos seus hábitos e práticas quotidianas, incentivando novos procedimentos que melhoram a atividade e os resultados da organização - imagem, recursos técnicos e humanos e mercado, assumindo todos os meios (produto, comunicação, ambientes e a própria gestão do design). 

A Larus desenvolve equipamentos com preocupações ecológicas, de integração, de respeito pelos espaços públicos, com espírito de cidadania e democracia, que visam suscitar sentimentos nos utilizadores.
 

IDENTIDADE

A aquisição de conhecimentos transversais a outras culturas tem permitido à Larus desenvolver projetos que se apoiam no estudo da história e da identidade dos locais, respeitando-os e valorizando-os.

Mobiliário, sinalética e sistemas de iluminação exemplificam a capacidade que a Larus tem em abrir-se a outras identidades, favorecendo a integração e eliminado barreiras.

 

TECNOLOGIAS

A Larus ensaia uma grande diversidade de processos: fibra de vidro, plástico rotomoldado, fundição, betão, eletricidade e outros, como a metalomecânica ou a carpintaria. 

A não especialização numa tecnologia, tem permitido ultrapassar os constrangimentos industriais com maior eficiência, controlo de custos e criatividade.
 

 

PAPEL DIDÁTICO

A colaboração com universidades e instituições de ensino, na orientação de cursos em Design, permite à Larus uma reflexão sobre a sua prática e uma visão estética e social dos consumidores - a tendência de consumo. 

O seu reconhecimento como empresa exemplar na gestão do design, tornam-na uma prestigiada marca de mobiliário urbano.
 

PRÉMIOS

Neste contexto de constante inovação, os sucessivos prémios nacionais e internacionais com que a Larus tem sido distinguida ao longo dos últimos 25 anos, constituem, para além do meritório reconhecimento público, acreditação institucional e consequentemente, a criação de novas reservas de confiança futura.

‘91 – Prémio Nacional de Design
‘93 – Selos de Design, Prémios de Produto
‘94 – Nomeação para Prémio Europeu de Design
‘98/’99 – Prémio Nacional de Design (Gestão Global do Design)
‘98/’99 – Prémio Nacional de Design de Produto (Sistema Sinalética Expo’98)
‘07 – Hall of Fame (ICSID Design edition)
‘07 – Menção Honrosa no DME Award, Prémio Europeu de Gestão do Design
‘08 – Prémio Red Dot Design Award, vencedor na categoria iluminação
‘09 – Prémio Nacional de Design Sena da Silva, vencedor na categoria empresa
‘09 – Prémio Nacional de Design Sena da Silva, Linha Rua
‘10 – Bid 2010 (Bienal Iberoamericana) papeleira Tom, dissuasor Vesúvio, linha Rua
‘10 – Prémio DME Award, Prémio Europeu de Gestão do Design
‘11 – Menção Honrosa no Red Dot Design Award, com a papeleira Tom
‘11 – Prémio Red Dot Design Award, com a linha +
‘11 – Face to Face, Prémio de Melhor Conferência
‘12 – Bid 2012 (Bienal Iberoamericana) Pista Check-Up, Coluna Orion
‘13 – Nomeação para German Design Award 2013
‘14 – Prémio Red Dot Design Award, com a papeleira Sheet e o recuperador de calor Souto Moura (Alba)
‘15 – Nomeação para o Prémio Nacional Daciano da Costa
‘15 – Prémio Litoral Award
‘16 – Bid 2016 (Bienal Iberoamericana) Banco Ária (finalista)
‘16 – Bid 2016 (Bienal Iberoamericana) Linha Y (finalista)
‘22 – Bid 2022 (Bienal Iberoamericana) bebedouro Hydra (Menção Honrosa)
‘22 – Bid 2022 (Bienal Iberoamericana) Abrigo verde (finalista)
‘24 – Prémio IF Design Award, com os bebedouros Hydra